O que tem neste prato? 

Ninguém gosta de falar sobre os segredos culinários, às vezes até jura que não tem nenhum. Mas sabemos que todo cozinheiro/a ou aprendiz de cozinheiro tem um jeito especial de preparar seus pratos. Há também aquelas receitas que são modificadas de acordo com a região, aderindo elementos da cultura local, ou seja, por si só já tem seu próprio segredo. 

O Recôncavo da Bahia é uma região cheia de pratos com sabores bem diferenciados, alguns até exóticos. O sabor agregado a esses alimentos tem grande influência da cultural africana, como a moqueca e o acarajé. 

O pirão ou angu é um dos pratos mais diversificado que temos no Recôncavo. Não é exclusividade da região, mas, sem dúvidas, a receita é bem peculiar. 

Os mais famosinhos são: pirão de galinha, principalmente caipira; pirão de peixe (mirim, moréia, tainha, pititinga, bagre, robalo, redondo); pirão de mariscos (siri, sururu, ostra, aratu, caranguejo, guaiamu, lambreta, mapé, sarnambis, camarão); pirão de carnes com verduras (cozido); e pirão de peixe seco (bacalhau, pirarucu, bagre). Tem também o sobe e desce que é um pirão com carne bovina fresca, quiabo, jiló e maxixe (pode ser acrescentado outras verduras de preferência). Todos eles são acompanhados de molho lambão.

O molho lambão é outra receita  famosinha do Recôncavo. Feito com pimenta e limão bem fresquinhos, coentro, cebola e tomate. Na minha casa também é acrescentado um dentinho de alho. 


Hortelã grosso
Crédito: Valdelice Santos

Coentro da Índia
Crédito: Valdelice Santos



Um dos segredos culinários de minha mãe está nos temperos. Ela segue a tradição de minha bisavó materna. Praticamente em todos os pratos ela acrescenta ao tempero a hortelã grosso, a alfavaca e o coentro da Índia. A comida tem outro sabor, principalmente a moqueca com coentro da Índia.   Ela também costuma temperar o feijão quando os grãos começam pocar a casca no fogo. 

  

Alfavaca
Crédito: Valdelice Santos

       Assim, várias receitas do Recôncavo vão se perpetuando, rodeadas de histórias, memórias e segredos. 






















       


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe