Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Entre andu e mangalô, qual você prefere? Espero não está falando grego aqui. Se você é do nordeste brasileiro, com certeza já ouviu falar ou já comeu algum deles. Mas se você não tinha conhecimento desses dois alimentos, vou trazer algumas informações aqui, com intenção de lhe deixar com a água na boca para experimentar essas duas delícias bem populares no Recôncavo da Bahia.

Crédito: Valdelice Santos
Grãos de andu 
Crédito: Valdelice Santos

 O andu e o mangalô são duas espécies de grãos semelhantes ao feijão. Porém, cada um possui um sabor peculiar. Ambos são bem fáceis de encontrar nas feiras livres, a depender da época da colheita que, geralmente, é entre junho e outubro. Os preços ficam em torno de R$5,00 a R$10,00, o litro. Neste período agora podem ser encontrados com preços bem acessíveis. 

O andu, (chamando em outras regiões de andu-feijão, ervilha-de-pombo, anduzeiro, guandeiro, guando, feijão-guandu e feijão) é uma planta de médio porte e com semente de alto valor nutritivo, rica em proteínas, ferro e cálcio.

 O mangalô ou orelha-de-padre, por sua vez, é uma planta rasteira que gosta de enramar pelas cercas. Ele é da mesma família do andu e do feijão-de-corda (fradinho). Seus nutrientes são parecidos com os do andu. 

Grãos de mangalô
Crédito: Valdelice Santos

   O preparo dos dois é similar ao do feijão, porém o ideal é colocá-los na água quente e deixar ferver por uns dez minutos para tirar o amargo, depois descartar a água; ou seja, como se diz no recôncavo, precisa “escaldar” antes do preparo final. O tempo de cozimento é de dez minutos, na panela de pressão.

 Há várias formas de preparar o andu e o mangalô: podem ser feitos apenas com diversos tipos de carnes, assim como no feijão;  com carnes e verduras (quiabo, maxixe e jiló); com carnes e camarão seco; estilo feijão tropeiro com ovos fritos, calabresa, carnes fritas ou só com um desses ingredientes. Uns preferem mais sequinhos e outros gostam com bastante caldo. Também tem os que são fã de comê-los com farinha e os fã de juntar ao arroz.

 Uma das preferências aqui no recôncavo para consumir o mangalô é cozinhá-lo com quiabo e comer com frango ensopado, acompanhado de um molho de pimenta bem fresquinho.

Tanto um quanto o outro pode ser consumido no almoço, em substituição ao feijão, com carnes ou com vegetais. Geralmente, essas vages são consumidas verdes, quando maduras, seu sabor não é tão agradável. 

Ficou curioso, busque feiras livres da sua cidade e se informe com feirantes sobre a venda desses alimentos. É muito provável que você nunca os encontre em supermercados. No preparo, use sua criatividade ou simplesmente, experimente de todas as formas. Fica a vontade!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Feira livre de Maragogipe