Cachoeira é "sacudida" por tremor de terra

“As casas do povo aqui tremeram. Eu acordei doida, que o povo disse aqui que era a barragem. Meu Deus! Será que é o fim do mundo já? Ou é a barragem mesmo? Tá todo mundo aqui acordado na porta da rua. Disse que até estante e televisão tremeram”. 

“Aqui na Ladeira da Cadeia disse que o povo tá tudo do lado de fora. Sacudiu a Ladeira da Cadeia. Eu perguntei a um camarada meu de Muritiba, disse que lá não viu não. Disse que ouviu um estrondo. Mas sacudiu? Sacudiu! Sacudiu o Morro e a Ladeira da Cadeia. E na Ladeira da Cadeia, saiu todo mundo pro lado de fora com medo”. 

“Gente, alguém daí de Cachoeira tem alguma informação precisa sobre o tremor que disseram nas redes sociais?”

“Eu vi um barulho de uma laje caindo, mas tremer eu não senti não. Só ouvi o barulho, mas minha amiga me disse que sentiu”. 

Esses diálogos são de alguns áudios que circularam pelas redes sociais. Foi um disse me disse que não dizia nada. 

Era a barragem, era o fim do mundo, até uma pedreira, em Muritiba, entrou na história. Falavam que poderia ser algum explosivo de lá.

No começo, até achei que se fosse tremor mesmo, poderia danificar a estrutura da barragem. E aí já viu, né? Cachoeira, São Félix e Maragogipe com certeza sairia do mapa, e eu, claro, tava no meio. Só que depois conclui que tremor normalmente não afeta nada de tamanha proporção. Então, acalmei meu coração (só que não, ainda tinha uma porcentagem de dúvida) e fui dormir. 

Assim, finalizou a noite do dia 19 de agosto de 2020, na pacata cidade de Cachoeira: muitos boatos e especulações, porém nada de concreto sobre o possível tremor de terra por lá. 

Há quem afirme que não dormiu, não "pregou os olhos" assustado com a ideia de ser realmente algum problema na Barragem Pedra do Cavalo e inundar toda a cidade. 

No dia seguinte, as dúvidas continuaram. Também surgiu outro boato. Disse que um rapaz filmou uns pés de coqueiro verdes pagando fogo, do nada, na madrugada do episódio do tremor, em uma comunidade rural de Cachoeira. Só que esse foi pouco comentado, não ficou famoso.

Mas será o Benedito? Tanta coisa entranha em uma só noite?! É o Apocalipse! 

Então, a hipótese de ser o fim do mundo aumentou. Tudo isso atraiu a atenção de diversos meios de comunicação. Redes sociais, jornal impresso da capital baiana, rádio, até uma equipe de TV famosa deslocou-se de Salvador para ouvir os relatos da população e os especialistas sobre o tal tremor. Mas ainda assim, ninguém sabia explicar. Apenas descartaram todos os boatos em torno da barragem e da pedreira. 

Uma coisa foi real: Cachoeira foi o centro da atenção de muita gente naqueles dias. 

Mas então, de fato, seria o fim do mundo? 

O que se sabia é que algumas pessoas, de vários bairros do centro da cidade, sentiram o tremor, em torno de umas 19 horas do dia 19. 

Eu de cá de São Félix, nada senti. Lá ele, quem queria ver, sentir ou ouvir alguma coisa. Tenho medo dessas coisas. Ver mesmo só em filme, pelo menos lá é tudo ficção. 

Uma amiga minha, graduada em um curso de humanas, foi interpelada por vizinhos, querendo que ela explicasse o ocorrido, uma vez que tinha feito "faculdade", então, sabia das coisas. Claro que isso era impossível. Ela não tinha formação e nem bola de cristal para dar a resposta esperada por eles. 

No finalzinho da tarde do dia 20/08, saiu a informação que todos aguardavam. Aleluia!!!

E fim do mistério. A explicação veio pela ciência, ou seja, não era o fim do mundo, embora, religiosamente, os sinais para tal evento estejam mais fortes ultimamente, como previsto na Bíblia. 

Então, o Centro de Sismologia USP esclareceu que realmente ocorreu um pequeno sismo na região de São Félix, por volta das 18:51, no horário de Brasília, e teve magnitude de 1.6 mR. 

No entanto, eu imagino que eles queiram dizer Cachoeira, afinal nada foi sentido em São Félix. 

E os coqueiros que se auto-incendiaram, nada mais foi falado e nem explicado. Morreu a história! 

Depois das explicações físicas da USP, não se notou nenhuma anormalidade na cidade. Que assim permaneça até o fim do mundo! Aliás, melhor nem falar nisso, né? Digamos que seja uma tranquilidade eterna! 

The end (tradução: fim)!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe