REFRESCOS DO VERÃO QUE NUNCA SAEM DE MODA

                
         

      Olha o picolé! Quem vai querer? De limão, uva, abacaxi, coco, kiwi e até de amendoim. Taí uma boa pedida para o verão, também uma excelente opção para o lanchinho da manhã ou da tarde, que ajuda a manter o corpo hidratado nos dias de altas temperaturas. De acordo com nutricionistas, os picolés de fruta são excelentes, além de não ultrapassarem mais de 60 calorias, são considerados também fontes importantes de hidratação.  
      Essa delícia foi inventada meio por acidente, em 1905, por um menino de 11 anos chamado Frank Epperson. Ele esqueceu um refresco contendo um palito de madeira fora de casa durante uma noite invernal. Pela manhã, ele notou que a bebida e o palito congelaram juntos. Dá para imaginar a surpresa... E o sucesso que fez na época?
      E que tal outro refresco bastante popular super bem-vindo no verão, que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, inicialmente salgado, usado como fonte proteica pelos soldados norte-americanos? Uns o chamam de sacolé, din-din, chupa-chupa, chup-chup, juju, gelinho e suquinho. Aqui no Recôncavo chamamos mesmo é de geladinho.
      A receita simples e barata desse refresco congelado em saquinhos plásticos faz sucesso em todo o Brasil, podendo ser de todos os sabores, naturais ou artificiais. Vale usar frutas da estação para o preparo e incrementar com leite com achocolatado, coco, groselha, amendoim, leite condensado (que deixa a textura mais macia) ou banana.
     Maria das Graças Souza, moradora de São Félix, conhece bem o preparo desse refresco, já tem mais de 20 anos em contato com ele e sabe perfeitamente a preferência dos clientes. “As pessoas procuram mais o de chocolate, amendoim e coco”. Mas ela também já experimentou o diferente: “Fiz de tutti-frutti e meu marido me ajudou a fazer de carambola, e deu muito certo”.  
    Para completar nossa lista de refrescos, vamos para um alimento nutritivo, fonte de proteína, carboidrato e lipídeo. Em sua composição podemos encontrar também o mineral cálcio, devido à presença do leite. Também podemos citar a presença de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e algumas do complexo B. E ai já sabe quem é ele?
     Estamos falando do sorvete. E é provável que essa coisa tão gostosa tenha surgido na China há cerca de 3.000 anos. No início, ele era mais parecido com a atual raspadinha, não levava leite e geralmente era feito com neve, suco de frutas e mel.
     O consumo desses refrescos ajuda amenizar mal-estar em pessoas que estão em tratamento médico, como a quimioterapia, ou em cirurgias para retirada de tonsilas, refluxo gastroesofágico, cirurgias ortodônticas, gastrites, úlcera gástrica duodenal. Além do valor nutritivo, por serem geladas, elas são analgésicos também.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Gastronomia maragogipana