SEDENTARISMO MATA DUAS VEZES MAIS QUE OBESIDADE

Pessoas magras sedentárias têm mais chances de morrer que obesos que praticam atividades físicas de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Cambrigde, na Inglaterra, publicada no periódico American Journal of Clinical Nutrition, na última quarta-feira, 14/01.
O estudo acompanhou a evolução de mais de 300 mil pessoas na Europa ao longo de 12 anos e concluiu que a falta de exercício pode ser responsável por quase o dobro de mortes em comparação com a obesidade.
      Pesquisadores constataram ainda que caminhar 20 minutos por dia pode reduzir a mortalidade em pessoas com menos de 65 anos, uma vez que diminui o risco de desenvolvimento de doenças do coração e câncer.
Para entender a ligação entre sedentarismo, morte prematura e obesidade, os pesquisadores analisaram dados de 334.161 europeus. Eles mediram altura, peso, circunferência abdominal e frequência de atividade física das pessoas ao longo de doze anos.
De acordo com os autores, 337.000 das 9 milhões de mortes na Europa foram atribuídas à obesidade e o dobro desse número, 676.000, ao sedentarismo.

 Confira as atividades que separamos para que você pode fazer em casa, e ainda sem qualquer custo, driblando o pouco tempo. Faça cada um deles por um minuto pelo menos, pode ser na ordem apresentada aqui. O ideal é você completá-lo em até 20 minutos para estimular o corpo a gastar calorias.

1. Corra sem sair do lugar, em ritmo acelerado.
2. Pular corda em ritmo acelerado.
3. Use um degrau ou uma caixa que sirva de plataforma. Suba e desça.
4. Com as mãos e os pés apoiados no chão, realize o movimento básico da flexão.
5. Deitada de costas, mãos na nuca, pernas flexionadas, levante o tronco e volte.
6. Para dar uma pausa, caminhe devagar por cerca de 2 minutos antes de retomar toda a série.

Se você tem problemas cardíacos, consulte um médico antes de praticar atividade física. Pessoas com problemas musculares ou nas articulações também só devem fazer exercícios após uma orientação profissional.
Além disso, é preciso respeitar os seus limites e fazer os exercícios no seu ritmo. Em caso de dor, pare imediatamente.

MAIS DICAS

Mexa-se!
Enquanto vê televisão, fortaleça o corpo usando um objeto com peso equivalente a 1 ou 2 kg. Estenda e flexione o cotovelo por 10 vezes.
Pimenta
Está sentindo alguma dor? Inclua pimenta no seu cardápio. Além de turbinar um cardápio saudável, a pimenta melhora a circulação sanguínea, possui substâncias anti-inflamatórias e ainda pode ajudar no emagrecimento.
Dance
Já pensou em dançar? A prática promove a liberação de substâncias que dão a sensação de prazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe