Quarta dos Tambores faz homenagem ao dia da mulher

       O evento cultural Quarta dos Tambores, que acontece hoje, a partir das 19 horas, na Praça Teixeira de Freitas (Praça da Liberdade), em Cachoeira, vai comemorar o dia da mulher e presta homenagem à memória de Camila de Matos Lopes, popularmente conhecida como Dona Vanda. Cachoeirana que contribuiu para a articulação da cultura popular de Cachoeira. 
     Além dela, outras cachoeiranas que contribuíram e contribuem de alguma forma para o desenvolvimento sociocultural e político da cidade também vão ser homenageadas. 
CARTAZ-QUARTA_MARCO   O Quarta dos Tambores também vai celebrar os 176 anos de aniversário de Cachoeira.
   A programação abre com o toque das representantes das Nações de Candomblé da cidade e segue com apresentação cultural da Orquestra Reggae Sinfônica da Lyra Ceciliana de Cachoeira, grupo de rap Conceito Articulado de Muritiba, Companhia de Dança Quilombola Vale do Iguape Santiago do Iguape em Cachoeira, e os grupos de Samba de Roda Filhos do Caquende e Esmola Cantada de Cachoeira. 
    A grande homenageada pelo Quarta dos Tambores, Dona Vanda, foi responsável por criar, na década de 1970, o ‘Terno do Trança-fitas’, e também manteve o ‘Terno dos Cardeais’, bloco de mascarados da Festa d’Ajuda. Além dessas atividades, Dona Vanda se dedicou também ao samba de roda e foi uma das primeiras integrantes do Samba de Roda Suerdieck de Dona Dalva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe