Dicas para compras de fim de ano


 Dicas do Procon Compras de fim de ano 
Quem quiser prevenir aborrecimentos após as compras de fim de ano deve tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas do Procon:
O consumidor deve prestar muita atenção para não ser "fisgado" pelas falsas promoções e preços anunciados como vantajosos. Além disso, é fundamental pesquisar preço, sempre observando a qualidade e a real necessidade do produto.
É importante lembrar que as lojas não estão obrigadas a trocar um produto que não apresente vício ou defeito. A troca de produtos sem defeito é uma liberalidade do estabelecimento. No entanto, nos casos em que seja oferecida essa possibilidade pelo fornecedor, é recomendável que o consumidor solicite que tal informação conste por escrito em um recibo ou mesmo na nota fiscal. Não acredite nas promessas verbais do vendedor, peça tudo por escrito e assinado.
Com relação aos pagamentos, os estabelecimentos comerciais precisam deixar claro aos consumidores todas as formas aceitas pela loja. O consumidor precisa saber dessas informações antes de se decidir pela compra.

Veja aqui mais dicas do Procon


 Cinco dicas para comprar sem se endividar

Organize-se e defina um valor que poderá utilizar para o presente de Natal de acordo com seu orçamento. A ideia aqui é que você lance todas as despesas e receitas em um orçamento doméstico bem feito e registre cada passo que der em torno das compras de final de ano. Além disso, é importante analisar se os limites não estão sendo ultrapassados.

Considere a Internet sua aliada. A web é uma ótima opção para comprar o presente de Natal. O “X da questão” é justamente antecipar as compras para não correr risco de não receber a mercadoria depois da data desejada.

Evite o pensamento simplista tipo “as parcelas cabem no bolso”. Pensar apenas nas parcelas, e não em seu impacto no orçamento, é um perigo para as finanças, pois dá uma falsa sensação de controle e sempre permite que inventemos justificativas para “encaixar” mais essa e aquela compra no mês.

Peça desconto sempre.  Se o preço não está de acordo com o que você considera justo, use todo seu poder de persuasão para chegar a um preço justo na hora de comprar o presente de Natal. Nessa hora, vale tudo: leve promoções de lojas concorrentes,peça para falar com o gerente, negocie, barganhe e, se necessário, saia sem comprar.

Se puder esperar, espere! Os preços são muito mais baixos depois que todo o agito passa. Esse exercício é interessante e o fará enxergar as melhores possibilidades de compra e os melhores preços e condições comerciais.

Dicas de presentes 

 A primeira coisa é saber quanto você pode gastar e a segunda ver o estilo da pessoa que vai ser  presenteada. Vai aqui sugestões de presentes  para homem, mulher, criança e amigo secreto, que poderão  ajudar a inspirar sua compra e com preços acessível ao seu bolso.


Para homem, mulher e amigo secreto

Utensílios para cozinha
Quadros
Relógio de parede
Bijuterias
Livros
CD ou DVD
Roupas
Cinto
Carteira
Maquiagem
Perfume
Quite de cosmético
Relógio
Chocolates
Porta retrato criativo
Bolsas
Canecas divertidas
Tolha de banho (bordada com nome da pessoa é bem interessante)
Boné
Arranjo de flores


Para  criança

Roupas
Diário
Jogos educativos
Quebra-cabeça
Bonecas
Carrinhos
Celular de brinquedo
Outros brinquedos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe