As diversas utilidades do coco


O coco tem excelentes efeitos medicinais e é um alimento praticamente completo, possuindo vasta quantidade de nutrientes fundamentais, que além de ajudar na hidratação do corpo,  é fonte de potássio, rico em nutrientes e sais minerais. Também possui ótimas quantidades de cálcio,magnésio e vitamina C.
Pode ser aproveitado desse fruto a água, o leite, os pedaços da poupa e até as cascas, que são usadas na fabricação de diversos utensílios. Quanto menos maduro, mais ele possui vitamina C, que colabora com o sistema imunológico. Para repor a energia nos dias de calor, a água de coco é excelente, pois hidrata, revigora, alimenta, age como calmante natural e ainda ajuda a emagrecer, dentre outros benefícios.
Um componente especial dessa fruta é o óleo de coco, considerado recentemente como um alimento funcional por suas propriedades de prevenção e combate de doenças infecciosas, podendo auxiliar no emagrecimento, no tratamento de doenças cardiovasculares, além da sua ingestão ser benéfico ao organismo.

Casca de coco verde usado como xaxim  Crédito: Valdelice Santos

No Recôncavo baiano o coco é muito consumido tanto a água, como as cascas e o leite, usado nas moquecas de frutos do mar.
Diabéticos, hipertensos e pessoas que apresentam alguma patologia renal não devem abusar da água do coco porque ela contém sódio e outras substâncias que podem trazer complicações a estas pessoas. É importante verificar com o médico e/ou nutricionista responsável a possibilidade de consumo.



Receita de moqueca baiana com leite de coco

Ingredientes:

1 kg de peixe em postas
Sal
Gotas de limão
4 dentes de alho picados
4 tomates bem maduros, sem sementes e cortados em 8 pedaços
1/2 pimentão verde em cubos grandes
1/2 pimentão vermelho em cubos grandes
2 cebolas médias em cubos grandes
50 ml de azeite de dendê
50 ml de leite de coco
Coentro à gosto

Modo de preparo:

Tempere o peixe com sal, limão e alho.
Em uma panela de barro, coloque uma camada dos legumes (tomates, pimentões e cebola). salpique sal, coloque os pedaços do peixe e mais uma camada de legumes.
Salpique sal.
Regue com azeite de dendê e coloque para cozinhar em fogo médio.
Ao entrar em completa ebulição, conte 5 minutos.
Desligue o fogo, regue com o leite de coco e salpique coentro.
Sirva bem quente.

Rendimento: 4 pessoas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe