segunda-feira, 9 de julho de 2012

Inscrições abertas para os interessados em trabalhar como mesários voluntários nas eleições 2012

     As inscrições estão abertas para quem tem interesse em trabalhar como mesário voluntário nas eleições municipais de 7 de outubro, deste ano. Os interessados podem se inscrever pela internet, pelo disque-eleitor (0800 098 5000), ou ainda nos cartórios eleitorais dos municípios, até o dia 30 de agosto.
    Os mesários, voluntários ou não, têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento. Recebe auxílio-alimentação, um certificado de serviços prestados à Justiça  Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital. 
   Não podem ser mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, analfabetos, menores de 18 anos e os que não esteja regularizado junto ao cartório eleitoral. Também não podem se mesários, os que forem convocados e não puderem trabalhar. É possível apresentar pedido de dispensa junto ao juiz eleitoral e ele irá avaliar cada caso.
   De acordo com o TRE, compete ao mesário organizar os trabalhos dentro da seção no dia da eleição. Ele colabora e amplia seu conhecimento, fiscalizando os trabalhos da mesa receptora de votos e a existência de "boca de urna". 
   O programa Mesário Voluntário está presente em todas as regiões do país, procura incentivar a prestação de serviços eleitorais para ajudar as pessoas na hora da votação. Além disso, o projeto busca também a ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. 

Veja as dúvidas frequentes sobre o mesário voluntário no site do TRE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Literando