I SEMAARB discute o fortalecimento de ações afirmativas no Recôncavo

Na sexta-feira passada (25), Dia da África, a prefeitura de São Félix em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (SEPROMI), promoveu o I Seminário Regional de Ações Afirmativas do Recôncavo Baiano (SEMAARB), com o tema: Um passo para a igualdade. Teve o intuito de mobilizar lideranças populares e institucionais para debater a aplicação de políticas afirmativas no Recôncavo e a criação de unidades de reparação racial nos municípios da região.
 O evento foi realizado durante todo o dia, no Centro Cultural Dannemann, em São Félix, com palestras, grupos temáticos, oficinas e atrações musicais. O dia foi escolhido por simbolizar a luta dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação, e representa a data da Libertação da África. Diversos temas foram discutidos, como cotas raciais, a relação do Brasil com países da África e a criação, o desafio da afirmação identitária da juventude negra na sociedade e o papel de uma academia, como a UFRB, na promoção da igualdade racial e do desenvolvimento sustentável regional.
Teve a participação do professor Jorge Portugal, do deputado Estadual, Bira Corôa, representantes da Casa de Angola e da Nigéria na Bahia, da secretária de Reparação Social de Maragogipe, Marina Bonfim, do Pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), da UFRB, Ronaldo Crispim, dentre outras personalidades de vários segmentos da sociedade da região.
 Sobre as contribuições da mulher negra no atual cenário político e econômico do Brasil, Marina Bonfim salientou que: “Nós mulheres não estamos aqui só para somar, mas para que em todo lugar que passamos, possamos construir e reconstruir nossa história, de forma diferente, lutando contra todos os tipos de preconceito”.
Uma das metas desse I Seminário foi produzir, a partir dos diálogos dos grupos temáticos, uma carta proposta de ações que garantam a transversalidade das políticas de promoção de igualdade na região. Esse documento será entregue ao Governador da Bahia, Jacson Wagner, no 25 de Junho deste ano, em Cachoeira.
 O evento foi encerrado com o Show do samba de roda Filhos do Varre-Estrada e do grupo Filhos de Nagô, por fim, teve o lançamento do 1º CD de Jeremias Gomes, filho de Edson Gomes. 

Clique para ouvir o áudio:


Por Valdelice Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe