Verde Arte cria projeto emprego e renda para resgatar cultura de artesanato em São Félix

     A fundação Verde Arte atinge todo o recôncavo Sul e tem o objetivo de resgatar jovens, através de diversos projetos sociais, tentando ligá-los a uma nova realidade. Em São Félix ela está situada no bairro Salva Vidas, conta com vinte e cinco funcionários, doze pessoas da diretoria central e sessenta jovens participantes.
     O presidente da fundação de São Félix, Silvo César Pereira de Menezes, explica como surgiu: “A história se deu há cinco anos, depois que integrantes do Verde Arte observaram a necessidade de emprego nas comunidades. Depois disso, juntaram-se vários trabalhadores autônomos e fizeram a fundação, que veio com o intuito de gerar renda e preservar o meio ambiente, porque é necessário cuidar não apenas do social, mas também do ambiental”.
      Eles estão implantando em São Félix o projeto emprego e renda que tem o intuito de fazer o resgate da cultura de artesanato na região e ensinar a fazer artesanato. As pessoas do curso terão direito a uma porcentagem na venda das peças confeccionadas e no final do curso ganhará certificado.
      O Verde Arte presta serviços gratuitos à comunidade do Salva Vidas, fazendo trabalhos escolares, impressões e pesquisas, xerox e currículos para emprego, dá aula de violão e canto no CRAS, com parceria da Igreja Evangélica Congregacional e Prefeitura Municipal de São Félix.
      Além disso, desenvolve um trabalho de inclusão digital, recebendo doações de computadores e reciclando-os, passa noções de preservação ambiental com atendimento de plantio de mudas em qualquer área do município, aulas de confecção de peças artesanais, trabalhadas com matéria prima natural (colares, pulseiras, brincos, anéis, pingentes, botões e peças de decoração) feitas de sementes de jauára, murungú, fedegoso, flamboyan, olho de boi e outras, utilizando também diversos tipos de coco, palha da costa, dentre outras.

Valdelice Santos
Foto: http://fundacaoverdeartesaofelix.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe