segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Reaproveite material reciclável

Que tal recuperar rolinhos de papel higiênico, jornal velho, e garrafa PET? Com eles podemos inventar muitas coisas, como caixas, porta lápis, flores e castiçal. Vamos fazer algumas artes dessas.

Material para fazer castiçal com garrafa PET:
1 garrafa PET;
1 lixa de gramatura 320;
Tesoura;
Estilete;
Tinta dourada dimensional;
Canetinhas coloridas.

***Como fazer:
Pegue a garrafa PET, limpe-a e recorte o fundo. Agora pegue a tampa e corte em baixo dela uns 10 centímetros. Use a lixa para tirar as sobras do local cortado. Recorte curvas de forma escultural no fundo da garrafa e coloque a tinta dimensional. Não esqueça de contornar com a canetinha as curvas que você fez no fundo da garrafa. Agora faça a mesma coisa com a parte de cima da garrafa. Por fim, recorte o miolo do fundo da garrafa do tamanho da boca da parte de cima, encaixe os dois e coloque a cola e alguns enfeites. Não esqueça que quando for usar o castiçal, coloque um pouco de água dentro, pois a garrafa é de plástico e derrete com fogo.

Material para fazer porta lápis com rolo de papel higiênico:
1 rolo de papel higiênico
2 folhas de papel ofício, pode ser colorido
Cola branca e cola quente
1 Pedaço de papelão
Pedaços colorido de EVA (etil vinil acetato), conhecido por emborrachado
Lápis de cera
Tesoura

***Como fazer:
Corte bem pequeno os pedaços de EVA e deixe duas tiras para enrolar o rodapé e a cabeceira do rolo, corte também o pedaço de papelão de forma que passe um pedaço do rolo, pode ser quadrado ou redondo, coloque cola branca nele e enrole com papel. Raspe um pouco dos lápis de cera. Passe cola branca no rolo do papel higiênico e enrole falha de papel ofício, depois dobre as pontas do papel para dentro do rolo. Bote cola quente no rolo e coloque os pedaços de EVA, depois passe cola quente no fundo do rolo e cole no papelão. Coloque cola branca ao redor do papelão e jogue as raspas do lápis.

Material para fazer caixa com jornal:
Jornal
Tesoura
Verniz
Palito de churrasco
Cola

***Como fazer:
Corte uma folha inteira de jornal em quatro partes. Enrole com o palito cada uma das partes a partir da ponta, na diagonal, para fazer os canudos. Faca uns 50 canudos, a depender do tamanho que quiser a caixa. Depois dos canudos prontos, vá enrolando em formato de caracol, até o tamanho escolhido, sempre passando cola para fixar-los. Agora coloque canudos em pé, colando bem juntinhos na parte final do caracol, na altura de sua preferência. Quando fechar o círculo, faça outro caracol maior que o primeiro, que vai ser a tampa, deixando passar um canudo. Coloque canudos também em pé, mas com tamanho bem menor que o da caixa, enrole o contorno da tampa com um canudo. Se preferir, passe verniz na cesta para impermeabilizá-la.

(Caracol que deve formar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Literando