Dia de mobilização para a amamentação natural


Para promover a utilização da amamentação natural, criar mais bancos de leite e combater a desnutrição infantil foi criado o dia Mundial Amamentação, comemorado no dia 1º de agosto.
O leite materno é um dos principais alimentos para nutrir o organismo humano. Ele contém nutrientes necessários para o bebê e funciona como uma vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Até os 6 meses a criança não precisa de outros alimentos, como chá, suco e água. Depois desse período, o leite materno deve abrir espaço para outros alimentos, porém é necessário permanecer presente na dieta da criança até os dois anos de idade.
A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, mais forte e saudável ele fica. Dar de mamar também traz benefícios para a mãe, como por exemplo, na redução do peso após o parto, do risco de câncer de mama e de diabetes.
A mãe deve estar atenta aos sinais de fome do bebê, já que nos primeiros meses da mama, ele ainda não tem um horário fixo para mamar. Na hora que for dar de mamar ela deve lavar as mãos sempre e quando ele terminar deve colocar o dedo mínimo entre as gengivas, para que o bebê solte o mamilo sem machucá-lo. Depois da mamada, ela deve colocar o bebê em pé, encostado no seu ombro para que ele possa arrotar.
Um cuidado importante que a mulher deve ter quando estiver amamentado é evitar medicamentos sem orientação médica, bebidas alcoólicas e cigarro, pois é passado para a criança pelo leite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Gastronomia maragogipana