2 de Julho movimenta São Félix

     São Félix comemorou o 2 de Julho com o tradicional desfile cívico. Centenas de pessoas prestigiaram o evento, que este ano teve mais de três fanfarras ausentes. A data celebra a vitória das tropas brasileiras sobre os portugueses que resistiam em aceitar a Independência do Brasil.
       A sessão solene homenageou o ex-vereador e ex-prefeito Francisco Matias da Silva, 99 anos, por contribuir bastante para o desenvolvimento da cidade. “Eu me sinto muito feliz de estar recebendo esta homenagem, e confesso que não esperava que isso fosse acontecer um dia”, expressa Francisco.
       O orador da sessão foi o pedagogo Márcio José dos Santos Rodrigues, que foi indicado pela vereadora Roquelina Rodrigues de Souza.
       Márcio afirmou em seu discurso que é só pela educação que o ser humano pode resgatar os valores sociais e que todos nós somos capazes de nos tornar independentes e fazermos as nossas próprias escolhas. “Todo ser humano é capaz de criar, interagir e buscar meios para transformar a sociedade”, relata Márcio.

       Após a sessão solene, aconteceu o desfile cívico, tendo como temática “São Félix, cidade primor”. Participaram escolas municipais, filarmônicas, fanfarras e bandas marciais da região, além de autoridades que acompanharam os carros do Caboclo e da Cabocla, figuras que simbolizam e homenageiam os que lutaram bravamente pela liberdade do Brasil.
       As fachadas das casas por onde passou o desfile foram enfeitadas com pinturas de índios e faixas com as cores das bandeiras do Brasil, da Bahia e de São Félix.
       O show pirotécnico e a apresentação das fanfarras foram aguardados com ansiedade pelos presentes no evento. “Eu venho no 2 de Julho para ver os fogos e as coreografia das fanfarras porque acho muito bonito”, comenta a cachoeirana Ana Lúcia da Silva.


Texto e fotos: Valdelice Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe