Arquivo Público adota novos sistemas de catalogação do acervo

Os sistemas darão às pessoas mais rapidez nas pesquisas

       O Arquivo Público Municipal de São Félix recebe um novo sistema de catalogação de todo o acervo. A intenção desse sistema é proporcionar às pessoas mais facilidade e acesso aos documentos, durante pesquisas e consultas no acervo.
       De acordo com o 
chefe do Arquivo,Oséas Fernando de Souza, os cursos técnicos que ele tomou serviram para criar o novo sistema. “A etiqueta, que está colocada nas caixas, vai ajudar tanto a mim, para achar os documentos, quanto às pessoas que pesquisam aqui”.
       O trabalho começou em janeiro deste ano e foi concluído em abril. O próximo passo é disponibilizar ao público o inventário do acervo, a começar pelo do executivo e histórico. Esse instrumento tem o objetivo de detalhar ainda mais as pastas e tornar as pesquisas mais rápidas e eficazes.
       “Nós temos no Arquivo quatro acervos: do poder executivo, legislativo, judiciário e histórico. Na etiqueta explica só os nomes do acervo e dentro desses acervos temos outras coisas. Por exemplo, o acervo histórico contém revistas, jornais, biografias, cartas, eventos culturais e outros, e fica difícil saber, no meio de tantas pastas, onde está um desses documentos. O inventário vai facilitar a consulta à esses documentos”, explica Oséias.

Valdelice Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe