Crianças abrem campanha inaugurando o escovodrômo

Crianças aprenderam a escovar os dentes corretamente
         Foi aberta na manhã de hoje (11/04), na Escola D. Deiró Lefundes, a Campanha de Saúde Bucal nas Escolas do Município de São Félix.O objetivo é conscientizar as crianças a cuidarem melhor dos dentes e do hálito, além de aprenderem sobre o uso adequado da escova de dentes, creme dental e fio dental. As crianças aproveitaram também para inaugurar o escovôdromo, equipamento móvel com pia e reservatório de água potável.

         A Campanha acontecerá todos os anos e tem parceria entre o Departamento de Atenção Básica, Coordenação de Odontologia e Secretarias de Saúde e de Educação. Segundo o Secretário de Saúde, Renato Ato Batista, o escovôdromo atingirá todas as escolas municipais da cidade e da zona rural, principalmente a educação infantil. A cada semana o aparelho estará numa escola. Além dos escovôdromo, foram adquiridas 4 mil escovas.
         Antes da abertura da campanha, as crianças da Escola Deiró aprenderam, na sala de aula, a importância de uma boa higienização bucal, vendo filmes e fazendo pinturas, além de ensaiarem peças teatrais sobre o tema, para o dia do evento. “Eu escovava os dentes errado e na escola aprendi que devemos escovar os dentes no café da manhã, no almoço e no café da noite, e usar o fio dental também”, conta Kauã dos Santos Conceição, aluno da 2ª série.
         Um dente mal escovado pode contrair cárie e gerar infecção na gengiva. As cáries são mais comuns e é uma doença transmissível e infecciosa que pode destruir os dentes, por isso é preciso dobrar os cuidados com os dentes. 
         “O principal cuidado é a escovação, usar um creme dental que tenha flúor, e também é fundamental o uso do fio dental porque a escova somente não limpa todos os lados dos dentes. Entre um dente e outro sempre fica sujeira e as pessoas hoje ainda não têm esse cuidado, que é tão importante”, recomenda a dentista Luciana Raquel Almeida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe