Três cidades fantásticas

Já que meu blog é votado às cidades de Cachoeira, São Félix e Maragogipe, nada mais justo do que citar um pouquinho dessas cidades vizinhas, situadas no recôncavo Baiano .



Cachoeira é um município situado no estado da Bahia, na microrregião de Santo Antônio de Jesus. Fica às margens do Rio Paraguaçu. Está distante cerca de 120 km de Salvador.
É uma das cidades baianas que mais preservou a sua identidade cultural e histórica com o passar dos anos, o que a faz um dos principais roteiros turísticos históricos do estado. Além disto, a imponência do seu casario barroco, das suas igrejas e museus, levou a cidade a alcançar o título de Cidade Histórica e Monumento Nacional. Ela é conhecida na região como "Cidade Histórica" e é capital do Estado em todo 25 de Junho.
Uns dos distaques de Cachoeira é a instalação do capus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a Irmandade da Boa Morte e os grupos de samba de roda.
Sua padroeira é Nossa Senhora do Rosário.

Mais informação nos sites:

http://cacaunascimento.blogspot.com/
http://cachoeiraguiaturistico.blogspot.com/


São Félix, conhecida como cidade Presépio, está localizado na Bahia e fica à margem direita do Rio Paraguaçu, a 110 km de Salvador. Recebeu em 2010 o título de Patrimônio Cultural do Brasil.
Caminhar pelas ruas de São Félix é uma oportunidade para termos contato direto com o passado, com a época em que, à beira do rio Paraguaçu, saveiros transportavam os produtos do campo para a capital, movimentando o último porto que dava acesso à região das minas e do gado, no interior.
A Ponte D. Pedro II passa sobre o rio Paraguaçu e liga a cidade de Cachoeira a São Félix.
A cidade tem a fábrica de charutos Dannemann, a mais antiga a fábrica de charutos do Brasil, fundada na segunda metade do século XIX pelo alemão Gerhard Dannemann. E ainda tem o Hospital Nossa Senhora da Popéia, referência na região, com uma unidade de terapia intensiva (UTI).
Seu padroeiro é o Senhor Deus Menino.

Mais informação:


http://arquivomunicipaldesaofelix.blogspot.com/
http://www.saofelix.ba.gov.br/




Maragogipe também fica no estado da Bahia, à cerca de 133 km de Salvador. Está localizado ao fundo da Baía de Todos os Santos e situado a direita do estuário do Rio Paraguaçu.
É bastante rico no que diz respeito aos recursos naturais, apresentando um ótimo potencial para o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo ecológico, rural e principalmente o turismo náutico, incluindo a pesca desportiva.
O carnaval de Maragogipe é muito famoso na região e recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Bahia em 2010. Ele tem inspiração nas festas similares que ocorriam na Europa no século XIX, onde há uma forte predominância de fantasias de figuras folclóricas, como os antigos carnavais que hoje só acontecem em salões privados.
A
implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, localizado em São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragogipe, tem atraido muita gente para a cidade.
É destaque no município, a cerâmica, a gastronomia, os pescados e o tradicional carnaval de máscaras.
Seu padroeiro é São Bartolomeu.

Mais informação:

http://portalmaragojipe.com.br/blogueiros/


http://www.zevaldoemaragogipe.com

História de Maragogipe
http://www.historiaemaragogipe.com


Valdelice Santos

Comentários

  1. Ow que legal Val. Adorei conhecer essas cidades. Acho fantástico conhecer esse Brasil através de textos assim.
    Deu até vontade de conhecê-las. Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Literando

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe