Últimos dias para fim da campanha da Febre Aftosa


Foto: Valdelice Santos

Criadores de gados de São Félix também estão vacinado seu rebanho

         Faltam apenas 8 dias para o fim da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa e os pecuaristas devem vacinar todos os bovinos e bubalinos em idade vacinal, ou seja, de 0 a 24 meses. Após a vacinação o produtor deve realizar a comprovação, que pode ser feita até o dia 15 de dezembro, no escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuaária da Bahia, (ADAB), do Município.
         A segunda etapa da campanha começou no dia 1º de novembro e segue até o dia 30. A previsão é que sejam imunizados cerca de 3,5 milhões de bovinos e bubalinos. Na primeira fase da vacinação, a cobertura foi de 97,6% dos animais baianos. Agora, a expectativa é superar a esse índice. O Brasil não registra casos de febre aftosa há quase cinco anos.
         Muitos criadores de gados de Cachoeira, São Félix e Maragogipe deixaram para vacinar seu rebanho nos últimos dias de vacinação. Mas declararam que a vacina é de extrema importância e não deixaram de vacinar.

Como age o vírus da FA

      A Febre Aftosa (FA) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos .
         O animal afetado apresenta uma febre alta que diminui após dois a três dias. Depois aparecem pequenas vesículas na mucosa da boca, laringe e narina se na pele que circunda os cascos. Quando essas vesículas se rompem e o tecido conjuntivo de sustentação fica à mostra, na forma de ferimentos é liberado no ambiente o líquido celular rico em novas unidades de vírus. 
         O animal passa a salivar, deixando cair fios de salivar e a mancar, em função dos ferimentos associados às vesículas. Além disso, ele para de andar e de comer e emagrece rapidamente.
         As capacidades fisiológicas de crescimento e engorda, e de produção de leite, são prejudicadas por várias semanas a meses. Animais novos, especialmente bezerros, podem morrer de forma aguda com miocardite derivada da infecção do músculo cardíaco pelo vírus da FA.

Valdelice Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe