Um domingo sei lá como

       Quando eu viajo para outros lugares longe do recôncavo, Feira de Santana e Salvador, por exemplo, as pessoas adoram me perguntar como é o domingo aqui por onde eu moro, que eu entendo como se morasse em Cachoeira, São Félix e Maragogipe, (falo assim porque são cidades bem próximas e eu sempre estou visitando, mas moro mesmo em São Félix), então digo que é de ruas desertas. O povo fica sem entender. Mas é verdade! Vou descrever para provar o que digo:
       Começando por Cachoeira, posso dizer que o lugar que mais concentra gente é na praça 25 de Junho - é uma praça que tem apresentações culturais, barzinho, pizzaria, e um ponto de encontro de amigos. Ainda pode-se ver uns casais no jardim do Faquir, conhecido como jardim da paquera e mais uma meia dúzia de pessoas no Jardim Grande. Fora isso, só mesmo uma ou duas pessoas sentadas na porta de suas casas tomando fresca; outra ou nenhuma na janela. E no mais, a histórica Cachoeira fica com suas ruas vazias.
         Passando por São Félix, a cidade presépio, ver gente mesmo, só na Praça José Ramos, é uma que fica em frente ao terminal rodoviário. Concentra um pouco de gente porque têm uns senhores que jogam dominó e também tem restaurante e bares. Ao percorrer o restante da cidade, é notado as ruas silenciosas carente de gente.
        Ahh, Maragogipe, o que falar de minha cidade natal? Nada de diferente das duas que citei. Mas lá tem um famoso porto do Cajá que é um ponto de encontro de visitantes e de maragogipano, fica de frente para a Baía de Todos os Santos. Os outros pontos ficam também desertos, mas não tão desertos como em São Félix e Cachoeira. Lá tem muito mais pessoas que ficam em jardins e em vários lugares que tem barzinho e restaurantes.
        Depois de contado a minha afirmação, eu esclareço aos que me indagaram que as ruas vazias dessas cidades são só durante a noite, porque o dia aparece gente de toda parte e preenche os espaços vazios nas ruas. Ahh, quando tem alguma festa também as ruas ficam cheias de gente de tudo quanto é canto.
         Mas ter rua vazia não é ruim e também não é o fim do mundo. Toda cidade deve, pelo ao menos, ter uma rua pouco deserta. O importante é curtir o domingo e não deixá-lo passar como um dia sei lá como, com ruas ou sem ruas desertas.

Valdelice Santos

Comentários

  1. Eu bem sei como são meus domingos em Cachoeira...rs

    Mas nada que uma dose de criatividade não resolva para arranjar logo logo algo para se fazer.

    Um beijo Val...
    E visita lá também:

    www.fecheaspas.blogspot.com
    [Tem textos novos]
    :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Literando

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Gastronomia maragogipana