Um episódio do circo


     Douglas anuncia:
    – Vamos minha gente, entrem e acomodem-se. O espetáculo vai começar! E com vocês agora, o palhaço Chiclete!
     E Chiclete surge no picadeiro dando cambalhotas e arrancando sorrisos de toda a plateia.
    Felipe e seu amigo Rodrigo não paravam de rir num só instante. Os dois estavam encantados com a vinda do circo para São Félix e não perdiam um dia se quer de espetáculo.
    Num certo dia, meio que por acaso, Felipe estava passando próximo ao local do circo e ouviu Chiclete anunciar:
     – Venham ver a última apresentação do circo aqui na cidade. Venham se divertir e morrer de rir.
   Quando Felipe ouviu isso, correu para casa chorando muito. Ele não conseguia acreditar no que acabara de ouvir. À noite foi se encontrar com Rodrigo, que também ficou triste com a notícia. Juntos foram ao último espetáculo do circo. Depois seguiram para casa com as boas lembranças daquele momento inesquecível. Eles evitavam passar perto do local de onde o circo ficou, pois não se conformaram com a saída dele da cidade. Mas um amigo de Rodrigo foi visitá-lo na sua casa e perguntou:
    – E aí, Rodrigo, vai ao circo hoje?
    – Ao circo!? Como assim? O circo já foi embora, Pedro.
   – Não, Rodrigo, você tá louco? Ontem mesmo eu fui ao circo. Amanhã que é o último dia. Foi o que o palhaço Chiclete tava anunciando.
    – Agora foi que eu não entendi nada! Mas se ele estiver realmente aqui, vou sim. Vamos chamar o Felipe para ir com agente. Ele vai adorar a notícia.
    Os três amigos foram ao circo e se divertiram bastante, até perderam a hora de ir para a casa. Foi bom demais curtir mais um pouquinho daquele espetáculo encantador.
    Dois dias se passaram e o circo continuava lá, no mesmo lugar e Chiclete anunciando a mesma frase, já decorada por todos na cidade.
    – Venham ver a última apresentação do circo aqui na cidade. Venham se divertir e morrer de rir.
     E assim passou-se um mês. Chiclete anunciando a mesma frase e o circo permanecendo no mesmo lugar. Felipe, Rodrigo e todos na cidade nem acreditavam mais na velha frase de Chiclete.
     Mas para surpresa de todos, o circo cumpre o anúncio. Porém os dois amigos não compareceram à última noite e ficaram chateados porque não acostumavam faltar um dia de circo, e justamente no último dia eles não foram. Só que na verdade, a culpa foi do Chiclete. Quem iria imaginar que um dia ele estaria falando a verdade?

Valdelice Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe