O são João no recôncavo é "bão" de mais

       Tem mês mais gostoso do que junho para curtir no recôncavo? Vou logo adiantando que não. Junho é um mês muito animado e o mais festivo de todos: tem Santo Antônio, São João, São Pedro, sem contar nos dia dos namorados!
       O São João é sem dúvidas o mais gostoso, devido às tradições conservadas na região: comidas, quadrilhas, brincadeiras, fogueiras e muito forró. Ah, só tem uma coisa que não me agrada muito: as terríveis bombinhas e companhia limitada!!! Não gosto muito daquele bum-bum-bum, geralmente tocadas por crianças na porta das casas. Enfim, deixa essas bombas para lá.
      Mas quem não gosta do forrozinho típico do São João, aquele forró pé de serra, e de dançar com o rostinho coladinho? Eu não sei você, mas eu gosto muito. Sem isso o meu São João não é o mesmo.
       As cidades do recôncavo baiano ficam mais coloridas e mais alegres no mês junino. As ruas são enfeitadas com bandeirolas de criatividades diversificadas; os moradores ficam mais felizes e mais ainda hospitaleiros. Tudo parece ganhar um rosto novo, rosto este que só é visto no recôncavo.
      Por aqui ainda conserva aquela tradição do São João passou por aqui? É outra coisa legal que eu gosto muito, não só eu, mas a maioria dos moradores da região. É muito divertido ir de casa em casa revendo amigos, comendo comidas deliciosas típicas da festa: tapioca, amendoim, canjica, milho, bolo e mais e mais.
      A parte triste do São João é a despedida. Ah, essa é muiiito chata! Ela chega de surpresa e entra na festa sem ser convidada. E por falar em despedida, vou me despedindo e ficando por aqui.

Valdelice Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe