Casas poucas e preço alto

      O que está acontecendo? As casas estão sumindo! O número de imóveis para alugar ou vender diminuiu drasticamente neste ano e os que ainda se encontram disponíveis estão com preços elevadíssimos, quase inacessíveis. 
       Minha amiga Ana Lúcia já tem vários meses que procura uma casa em São Félix para alugar, só encontrou uma no valor de 600 reais, com dois quartos, uma cozinha, um banheiro, uma sala e uma pequena área de serviço. Não há problema quanto ao seu tamanho, mas sim no preço. No início do ano, esta mesma casa estava sendo alugada por 250 reais. Inacreditável! Mas foi isto mesmo que aconteceu. 
     Outros três amigos meus, que moram de aluguel em Cachoeira e vivem de salário mínimo, souberam há pouco tempo que o valor do seu aluguel irá aumentar 30% no início de 2010. Os proprietários usaram a mesma desculpa chula de que é um aumento pequeno e 30% é quase nada.      
     Deve ser nada para eles que não vivem de salário mínimo e têm casa própria! O pior é que meus amigos terão dificuldades em encontrar outras casas, caso optem em sair de lá. 
     Algumas pessoas tentam explicar esse fenômeno usando a vinda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia para Cachoeira. Pode ser que eles tenham razão e que os comerciantes queiram se aproveitar da situação para lucrar. 
    Um detalhe interessante é que, quando se fala em problema que nunca presenciamos, concentramos na mente que nunca irá nos atingir, e não damos bola para ele. Mas o que fazer quando este problema bate à nossa porta?
      Eu não sei! Mas se a resposta não for logo encontrada, a situação de quem mora de aluguel poderá se complicar mais ainda.
      


Valdelice Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Feira livre de Maragogipe