UMA FORMA DE SE EXPRESSAR


O Núcleo Teatral Expressão, oriundo da cidade de São Félix, com mais de oito anos de existência, se destaca na cidade por produzir peças bastante criativas, envolvendo pessoas de toda faixa etária.
Dentre suas várias peças teatrais, duas são destaques: Tiradentes: Mártir da Independência e Fuga e Dor Escrava, que envolvem um grande elenco. Rafael Pereira da Fonseca, atual presidente, disponibiliza uma boa parte de seu tempo ao lado da equipe para que os trabalhos sejam de qualidade.
O Núcleo é uma entidade de caráter Artístico e Cultural e acolhe qualquer pessoa que tenha interesse em fazer teatro, podendo até fazer um curso nesta área gratuitamente, no local onde está instalado o mesmo.
Já realizou várias peças em São Félix e em cidades da região. Foi destaque no jornal A Tarde em 2004 com a peça Tiradentes: Mártir da Independência, apresentada na cidade de Muritiba.

  • Início
Segundo o vice-presidente e 1º tesoureiro do Núcleo, e também Coordenador Técnico do Ponto de Cultura, prédio onde está instalado o Núcleo, Magno do Rosário Pereira salientou que a ideia de formar um grupo de teatro surgiu logo após a apresentação do espetáculo O Vampiro, aproximadamente há oito anos, em que a turma de amigos participantes do espetáculo decidiu conjuntamente formar o Núcleo Teatral Expressão.
No início, o grupo teve algumas dificuldades em conseguir um espaço adequado para ensaiar as peças: começou na Fundação Luis Ademir, depois nas ruas, no Coreto, no Colégio Estadual Rômulo Galvão, na Igreja Matriz e na APAE, até chegar ao prédio Ponto de Cultura, onde está localizado atualmente.
  • Hoje
O Núcleo Teatral Expressão é composto por mais de doze componentes e tem cinco anos de registro. A equipe está elaborando o projeto Teatro dos Bairros Periféricos, o qual busca envolver moradores de todos os bairros da cidade em seus espetáculos, atingindo principalmente crianças e adolescentes.
No momento ensaia a peça Fuga e Dor Escrava que será apresentada em praça pública da cidade no dia 20 de novembro, em comemoração ao dia da Consciência Negra.
Além de realizar curso e peças teatrais, o grupo publica trimestralmente a revista expressão poética e mantém um blog. Um de seus vários desejos é conseguir uma sede própria para realizar suas atividades, não se preocupando em ficar sem um espaço mais uma vez.

Visite o blog do Núcleo: http://nucleoteatralexpressao.blogspot.com.br/

Valdelice Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As baleias viraram pedras?

Andu e mangalô, sabores mágicos nordestinos

Gastronomia maragogipana